segunda-feira, 30 de abril de 2012

Atividade Desenvolvida na Escola Juracy Alves Cardoso

   O texto que segue é fruto da produção textual sobre as condições em que vivem as crianças da região.
   A reportagem, gênero textual solicitado pela professora Reginalda fora realizada com grande êxito pelas alunas Camila e Maria Vitória do 7º ano C, período vespertino, que inclusive entrevistaram algumas pessoas sobre o assunto. 


TRABALHO DE PORTUGUÊS
A Realidade das Crianças da Nossa Região
Entrevistamos várias pessoas de nossa cidade (Naviraí– MS) e fizemos as seguintes perguntas à elas: “Qual é o maior problema que as crianças de nossa região enfrentam ?” e “Em sua opinião, as crianças indígenas sofrem mais que as crianças comuns e por que?”.
As pessoas entrevistadas foram: Teresa Richette Teixeira, Jackeline Del Colle, Arlindo Kuramoto, Zidinalva Dias Miranda e Erik Marcelino.
Teresa Richette Teixeira disse que em sua opinião, o maior problema que as crianças de nossa região enfrentam é a falta de moradias, pois existem pessoas que não tem condições de obter uma boa moradia.
Sobre as crianças indígenas ela disse que com certeza são elas que sofrem mais pois não tem condições para estudar e nem para cuidar de sua saúde.
Jackeline Del Colle disse que a exploração sexual é o maior problema enfrentado pelas crianças, e disse também que as crianças indígenas sofrem mais por serem a minoria.
Arlindo Kuramoto disse que o maior problema enfrentado pelas crianças de nossa região é a formação educacional pois hoje em dia existem vários instrumentos tecnológicos que podem ou não trazerem coisas boas, mas nem sempre são utilizados da maneira correta; sobre as crianças indígenas ele disse que sofrem mais porque muitas vezes são discriminadas do meio social.
Zidinalva Dias Miranda disse que o maior problema enfrentado pelas crianças é a ausência dos pais na educação dos filhos devido ao trabalho; ela disse também que com certeza são as crianças indígenas que sofrem mais pois não tem acesso às escolas.
Erik Marcelino disse que a falta de estrutura devido ao pouco investimento feito na área de educação por parte de nossos governantes é o maios problema enfrentado pelas crianças de nossa região; perguntamos à ele se as crianças indígenas sofrem mais que as crianças comuns e por que?
Em sua opinião as crianças indígenas sofrem mais porque em nossa sociedade ainda existe o pré conceito racial.
A nossa conclusão é que existem vários problemas enfrentados por crianças de nossa região como: falta de escolas e falta das condições necessárias para obterem casa, alimentos, etc. Mas, todas as pessoas entrevistadas concordaram que as crianças indígenas sofrem mais que as crianças comuns por vários motivos como: a discriminação e o preconceito.
ALUNAS ( REPÓRTERES ) : CAMILA E MARIA VITÓRIA.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Projeto: O Dia do Índio

A escola Juracy Alves Cardoso da ínicio ao Projeto o Dia do Índio que tem por finalidade despertar o educando para o verdadeiro conhecimento sobre a realidade de vida dos indígenas.



Apresentação de Teatro com as alunas do 9º Ano Matutino

Reflexão

Respeito aos Índios

Os índios merecem todo o nosso
Respeito, carinho e amor.
Até hoje algumas tribos
vivem em aldeias, preservando com garra sua própria raça.
Quando os portugueses aqui
chegaram já encontraram os índios
vivendo e tomando conta das nossas terras.
Os índios respeitam e preservam a
Natureza. Amam os animais e cuidam
Com carinho, amor e imenso respeito
da nossa fauna e da nossa flora.
Vivem em contato com a natureza e consideram-se
os verdadeiros donos das terras.
Os índios seguem uma alimentação natural e
Saudável, por isso geralmente são fortes, risonhos
E felizes, principalmente aqueles que não têm
Contato com os homens brancos.
Adoram caçar, pescar e plantar!
Tirando da terra sua alimentação e sobrevivência
preferem viver longe da civilização,
pois têm sua própria cultura e suas próprias leis.
Vamos amar nossos índios com todo o respeito
Que eles merecem!
Eles fazem parte da história do nosso povo!
Eles fazem parte da história do nosso país!
É importante que os índios sejam lembrados todos os diascomo nossos irmãos,
pois dão exemplo de pureza e dignidade sempre.
Adoradores da lua e do sol,
Vivem em perfeita harmonia com mares, rios e Florestas!
Verdadeiros donos das nossas terras!



segunda-feira, 9 de abril de 2012

MELHORES ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO ANO LETIVO DE 2011 RECEBEM PRÊMIO







A Escola Juracy Alves Cardoso parabeniza os alunos(as) que se dedicaram e se empenharam em sua busca pelo conhecimento durante o ano letivo de 2011. Parabéns por mais essa conquista.


Etapa de Ensino: Fundamental

Ano: 1º Ano

Colocação Nome (%) Frequência Média Final
1 (1) YASMIM BEZERRA DOMINGOS 98,75 10,00
2 (2) MARIA EDUARDA BRONZATTI MESQUITA 97,50 10,00
3 (3) ANDREY RODRIGUES PEGO 97,08 10,00






Etapa de Ensino:Fundamental
Ano: 2º Ano

Colocação Nome (%) Frequência Média Final
1 (1) VINÍCIUS KARNOPP SANTOS 99,79 9,63
2 (2) LIVIA YASMIN SILVA STAHL 99,48 9,63
3 (3) SARA LARYSSA PEREIRA DA SILVA 98,33 9,31






Etapa de Ensino:Fundamental
Ano: 3º Ano

Colocação Nome (%) Frequência Média Final
1 (1) AMANDA HIKARI SILVA TANAKA 99,69 9,50
2 (2) THALYTA LUDMILLA DOS SANTOS 99,38 9,25
3 (3) GIOVANNA CAMILE ZENTENO MAIDANA 98,02 8,75






Etapa de Ensino:Fundamental
Ano: 4º Ano

Colocação Nome (%) Frequência Média Final
1 (1) KAWAN SANTANA 98,85 9,31
2 (2) SILVIO DE SOUZA RAMOS 97,50 9,31
3 (3) GUSTAVO ANDRADE CARDOSO 98,65 9,25






Etapa de Ensino:Fundamental
Ano: 5º Ano

Colocação Nome (%) Frequência Média Final
1 (1) CAIO KENZO SILVA WAKATSUKI 99,90 9,38
2 (2) EDUARDA FIAUX DA SILVA 99,58 9,00
3 (3) MARCELA JEANE CHAMIQUE ESPINOSA 99,69 8,88






Etapa de Ensino:Fundamental
Ano: 6º Ano

Colocação Nome (%) Frequência Média Final
1 (1) REBECA MARINS DOS SANTOS 96,90 9,94
2 (1) CAMILA SAYURI MIRANDA KURAMOTO 99,70 9,75
3 (2) ANA FLÁVIA MARQUES FERRARI TRIANOSKI 99,80 9,38






Etapa de Ensino:Fundamental
Ano: 7º Ano

Colocação Nome (%) Frequência Média Final
1 (1) NUBIA MATICOLLI FERREIRA 93,50 9,06
2 (1) MATHEUS SCHNORR ELIAS 97,00 8,75
3 (2) MAYSSON ALMEIDA COSTA GOMES DA SILVA 95,90 8,63
4 (2) EDUARDO JOSÉ MATOS FELIPE 95,60 8,56
5 (3) SOFIA FRANCINE MILITAO DE LEUTERIO 97,40 8,50
6 (3) MARIANA MOESSA BEZARRA 98,00 8,38






Etapa de Ensino:Fundamental
Ano: 8º Ano

Colocação Nome (%) Frequência Média Final
1 (1) JADY ANNE MATEUS 96,30 9,25
2 (1) DANIELA STEFFEN REINEHR 93,10 9,25
3 (2) ISADORA CRISTINA MICHELOTTO SILVA 96,40 9,13
4 (2) PAULO JOSÉ SCHMITZ JUNIOR 97,40 9,00
5 (3) CAIO CORRENT MANSANO 98,10 8,81
6 (3) GABRIEL BARTH SILVERIO 93,40 8,56






Etapa de Ensino:Fundamental
Ano: 9º Ano

Colocação Nome (%) Frequência Média Final
1 (1) BETHÂNIA ROSA LORENÇONE 99,40 9,50
2 (2) LUANA FLÁVIA SOUZA FERREIRA 92,30 9,19
3 (3) ADRIÉLI MEDEIROS DE AZEVEDO 96,90 9,13






Etapa de Ensino: Ensino Fundamental – EJA
Ano: 3ª Fase

Colocação Nome (%) Frequência Média Final
1 (1) CLEUZA CONCEICAO DA SILVA CAMPANHARO 93,96 9,19
2 (2) LÍGIA MARLY VELOZO 91,98 8,75
3 (3) SOLANGE NASCIMENTO DA SILVA 92,81 8,31






Etapa de Ensino:Ensino Fundamental – EJA
Ano: 4ª Fase

Colocação Nome (%) Frequência Média Final
1 (1) ANDERSON DA SILVA VIEIRA 91,98 9,25
2 (2) DOUGLAS RODRIGUES FROIS 94,27 8,75
3 (3) ROSINEIDE CARDONHA NOGUEIRA 90,83 8,19






Etapa de Ensino:Ensino Médio – EJA
Ano: 1ª Fase

Colocação Nome (%) Frequência Média Final
1 (1) SUELY MARELLI DA SILVA 99,17 9,12
2 (2) ADELINDA SILVA RICARDO 98,54 9,08
3 (3) MARIA LUCIANA DA SILVA 95,42 8,77






Etapa de Ensino:Ensino Médio – EJA
Ano: 2ª Fase

Colocação Nome (%) Frequência Média Final
1 (1) RENATA CRISTINA RODRIGUES 95,10 8,73
2 (2) MARIA SOLANGE DE SOUZA 97,40 8,58
3 (3) JOSINETE DE SANTANA VASCONCELOS 95,52 8,54